domingo, 6 de janeiro de 2013

Arte e Loucura


O vídeo acima foi feito por mim, durante visita à XXX Bienal de Artes de São Paulo, 2012. Confesso que fiquei horas admirando este manto.  Ele foi bordado por Arthur Bispo do Rosário com o objetivo de ser vestido por ele no dia de seu encontro com Deus. Arthur o chamava de "O Manto da Passagem". Hoje, o manto foi renomeado como "Manto de Apresentação". Será que ele ficou feliz?

Gostaria de compartilhar com vocês dois vídeos importantes que retratam a história e a obra desse grande artista. O primeiro, feito por Fernando Gabeira, mostra o Arthur vestindo o Manto e o apresenta como artista plástico, já reconhecido pela crítica. O segundo (na verdade, a primeira imagem gravada de Bispo do Rosário) parte de um documentário produzido por Hugo Denizart que tinha como tema o cotidiano do complexo psiquiátrico "Colônia Juliano Moreira". Durante as gravações, Denizart conheceu o trabalho de Bispo e resolveu dar o destaque merecido.


Siga o link para assistir o segundo filme "O prisioneiro da Passagem". Não consegui incorporar ao post, pois ele é muito longo (30 minutos), mas vale cada segundo.

Boa semana a todos!

Um comentário:

  1. I can see why you spent so much time looking at this mantle Luiz, it is wonderful I expect you kept spotting things you missed on the previous look as you walked around it.

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito importantes para mim. Desculpem se demoro para responder, mas saibam que eu os leio, releio sempre e agradeço, do fundo do meu coração! A todos, o meu sincero Muito Obrigado!