O vídeo acima foi feito por mim, durante visita à XXX Bienal de Artes de São Paulo, 2012. Confesso que fiquei horas admirando este manto. Ele foi bordado por Arthur Bispo do Rosário com o objetivo de ser vestido por ele no dia de seu encontro com Deus. Arthur o chamava de "O Manto da Passagem". Hoje, o manto foi renomeado como "Manto de Apresentação". Será que ele ficou feliz?
Gostaria de compartilhar com vocês dois vídeos importantes que retratam a história e a obra desse grande artista. O primeiro, feito por Fernando Gabeira, mostra o Arthur vestindo o Manto e o apresenta como artista plástico, já reconhecido pela crítica. O segundo (na verdade, a primeira imagem gravada de Bispo do Rosário) parte de um documentário produzido por Hugo Denizart que tinha como tema o cotidiano do complexo psiquiátrico "Colônia Juliano Moreira". Durante as gravações, Denizart conheceu o trabalho de Bispo e resolveu dar o destaque merecido.
Siga o link para assistir o segundo filme "O prisioneiro da Passagem". Não consegui incorporar ao post, pois ele é muito longo (30 minutos), mas vale cada segundo.
Boa semana a todos!
I can see why you spent so much time looking at this mantle Luiz, it is wonderful I expect you kept spotting things you missed on the previous look as you walked around it.
ResponderExcluir