quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tast 2012 | Berry | Stitch 47

... As flores de plástico 
              (de renda, de lã, de linha...) 
                                                não morrem!
E aqui estou, novamente, interferindo em uma base de tecido estampado! Neste caso, o Adamascado (Damask) é um tecido especial porque traz a estampa deste a sua tecelagem. Encorpado, de uma só cor, sua principal característica visual é o fundo fosco e desenhos acetinados.

Originalmente, o Damasco era um tecido de seda, ricamente decorado, trazido ao Ocidente por Marco Polo, no século XIII. A cidade de Damasco, capital da Síria era a principal ligação entre o Oriente e o Ocidente à época e emprestou seu nome a esse tecido luxuoso. (www.casapinto.com.br)

Atualmente são produzidos Damask de várias composições: seda, linho, poliéster, algodão, lã.  O exemplo acima tem Poliéster e algodão em sua composição.

Berry Stitch é o desafio da semana. Uma delícia de bordar! Desde o primeiro momento eu sabia que iria bordar uma flor, mas não sabia sobre qual tecido. De repente, abro uma caixa que estava esquecida em um canto da sala e "pula" esse tecido maravilhoso (que eu resolvi usar pelo avesso), e mais adiante, a flor em Guipure quase "me derruba" para chamar minha atenção. Pode parecer (deve ser) loucura, mas eu adoro quando essas "coisas" acontecem. E procuro agarra-las...

Fiquei muito feliz com o resultado. Os três materiais utilizados (Damask, Guipure e Lã Appleton) se harmonizam muito bem! Apenas uma pequena feliz intervenção e pronto!

Com vocês, Titãs e Marisa Monte, músicos brasileiros da mais alta qualidade.

Boa semana a todos!

15 comentários:

  1. You are so clever at using prints for your embroidery. Here you have also used your natural talent for colour combination.
    I, too, love it when a piece of fabric 'talks to me' and 'tells me what to do'!

    ResponderExcluir
  2. your stitching has worked beautifully on the damask.

    ResponderExcluir
  3. The flowers are beautiful on your fabric.

    ResponderExcluir
  4. Luiz, You did it again! Perfect! Congratulations! JB.

    ResponderExcluir
  5. I enjoy your work so much!Happy Holidays and a Happy New Year.
    Janet

    ResponderExcluir
  6. I admire your creative mind which brings out so many beautiful new things for us to enjoy. Thank you

    ResponderExcluir
  7. Wonderful contrast between rich colour and pristine white lacework!
    Barbara

    ResponderExcluir

Os seus comentários são muito importantes para mim. Desculpem se demoro para responder, mas saibam que eu os leio, releio sempre e agradeço, do fundo do meu coração! A todos, o meu sincero Muito Obrigado!