sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Andar com Fé

Um  convite é sempre bem-vindo!
Um convite para fazer parte de uma exposição de bordado é muito bem-vindo!
Um convite para fazer parte de uma exposição de bordado, cujo tema é a Fé, é Divino!


Desde o momento em que li o convite enviado pela querida artista Sonia Bianco, entrei de cabeça no universo das capelinhas, oratórios, santuários, relicários, cruzeiros, óstias, padroeiras...

Temos que incluir o Google em nossas orações! Graças ao Google, pude descobrir (e confirmar) que Santa Clara de Assis é a padroeira dos bordadeiros e bordadeiras!

Decidi bordar uma capela para Santa Clara. Como não encontrei nenhuma pequenina, juntei os elementos presentes na maioria das capelinhas do interior do Brasil e bordei a minha capelinha para a Santa.

Salve Santa Clara!

Após decidir o tema do meu trabalho para exposição, resolvi incorporar os stitches estudados ao longo do ano aqui no Tast 2012. O resultado me surpreendeu duplamente: primeiro, porque não senti dificuldades em bordar nenhum ponto; depois, ao ver o trabalho pronto, a alegria de constatar o quanto eu evolui graças a esse desafio proposto por Sharon Boggon. Cada trabalho tem, em média, 25 stitches diferentes.


Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer Sharon Boggon, criadora do site stitchinfingers e gestora desse desafio de 2012, e também a todas as pessoas que acessam o site e postam trabalhos belíssimos e deixam comentários, sempre muito carinhosos e bem-vindos!



Então, chegou o dia do vernissage! 26 de novembro de 2012, uma linda segunda feira, temperatura agradável e a exposição Maravilhosa!  A montagem estava perfeita: a transparência do linho, o avesso dos bordados, o movimento, a capelinha real aos pés da vitrine, os trevos de quatro folhas (!), tudo em harmonia. Lindo!

Lindas também estavam as idealizadoras desse projeto: Sonia Bianco (na foto), Maria Eugênia Roxo Nobre, Mara Doratiotto e Ludmila Ciuffi que me "socorreu" durante os poucos minutos em que fiquei no evento. ;)


A exposição fica no Atelier Panaceia, na rua Delfino, 91 - Vila Madalena, São Paulo, até o dia 24 de dezembro.

E para fechar bem, vamos sempre Andar com Fé com as inocentes sapatilhas cor-de-rosa de Gilberto Gil!

Boa semana a todos!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tast 2012 | Arrow head | stitch 45

Panapaná II

A imagem acima é uma cópia mal feita de um trabalho de Constance Howard (1910-2000), do livro The book of Stitches, de 1979, p. 23.


Mas como nem copiar direito eu sei, ficou bem diferente do original (ao lado). Como diriam alguns amigos, fiz uma "Releitura" de Constance. Sinceramente, não gosto deste termo "releitura", pois, geralmente é uma cópia "descarada" da obra original. Enfim...



O Arrowhead Stitch (ponta de seta), desafio da semana, é um ponto muito fácil para bordar: duas linhas retas que formam uma seta. Simples assim!  Pode ser construído na vertical, horizontal ou isoladamente. Versátil, variando a abertura (que pode ir de 5, 10 a 170 graus) você terá setas mais abertas ou fechadas.

Simples também é o clipe da semana: Borboleta, com Zélia Duncan. Boa semana a todos!



sábado, 24 de novembro de 2012

Tast 2012 | Portuguese Border | stitch 44

Cabelo

Portuguese Border Stitch é o desafio da semana. É feito em duas etapas; uma fundação em pontos retos, transversais ao sentido do comprimento dão a sustentação às laçadas (whipping stitches) sobre elas (que não furam o tecido), geralmente com fios mais grossos. É uma boa opção para criar texturas diversas. Variando a espessura da linha superior e/ou o espaçamento da fundação conseguimos efeitos muito interessantes.

A primeira ideia para este trabalho foi a de fazer um vaso de samambaias, mas ao longo do bordado as folhas foram se transformando em dreadlocks e, assim, surgiu essa colorida cabeleira.

Gosto muito deste vídeo da Gal Costa. Tem uma frase que destaco: "cabelo vem de dentro, cabelo é como pensamento". Boa parte deste bordado foi feita ao som deste clipe rsss.

Ai, juntei as bolhas e a imagem se transformou no "delicioso" momento em que você encosta a sua cabeça no lavatório do salão de beleza para lavar os cabelos - e relaxa!

No Brasil - e acredito que em quase todo lugar -, sábado é dia de ir ao salão de beleza. Então, como hoje é sábado (Brasil) vamos assistir este clipe de Zeca Baleiro. A música diz: "baby você não precisa de um salão de beleza. Há menos beleza no salão de beleza. A sua beleza é bem maior do que qualquer salão"

Então, linda, cheirosa e com os cabelos pra cima, a nossa querida garota está pronta pra festa!


sábado, 17 de novembro de 2012

Tast 2012 | Magic Chain | stitch 43

VERTIGEM
Este bordado não foi executado a 45 graus como apresentado acima, mas, no momento da foto, a inclinação do bastidor fez com que a imagem ganhasse maior interesse (muito pessoal isso) e possibilitasse outras interpretações além da clássica cena Mar, Montanha, Sol (Ocean, Mountain, Sun), que é para onde ele estava indo rsss.

Este stitch, o Checkered ou Magic Chain, é de fácil execução, mas requer um pouco mais de atenção. Veja o vídeo de Mari Corbet.

Experimentei vários tipos de linhas  e a Perle foi a que mais gostei, tanto do resultado final, quanto da facilidade para bordar. A lã, definitivamente, não gosta desse stitch!

Para embalar nossa próxima semana, vamos assistir Vertigo, com U2.

domingo, 11 de novembro de 2012

Tast 2012 | Needlewoven picot II | stitch 42

OOPS!


"Apressado come cru!"

Eu sou a prova disso. Na semana passada, não prestei atenção à palavra CLOSED e postei o stitch errado. Eu postei o OPEN Needlewoven picot.

Para compensar minha falha, nos trabalhos desta semana eu utilizei o Needlewoven Picot nas duas variações: aberto e fechado.

O primeiro, acima, de nome "I Will Survive", eu bordei os picots sobre um tecido com defeito de impressão. Na loja do Fernando Maluhy, na região da 25 de Março, no cesto de retalhos, sempre tem uns tecidos "com defeitos" muito interessantes.



Gosto muito de bordar sobre tecidos já impressos. Dá pra notar? rsss.

No segundo, apenas adicionei alguns picots à homenagem que eu fiz para a noite das Bruxas, utilizando o Buttonhole Wheel.

Usei vários tipos de lãs, algumas compradas na Novelaria, loja bem interessante, lá na charmosa Vila Madalena. Vale conferir. A lã dá uma dimensão interessante ao bordado e, particularmente, com pontos onde a lã passa "sobre" o tecido, como é o caso destes - chamados de Woven stitches -, o resultado é perfeito!

Boa semana a todos!

E vamos dançar para sobreviver!



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tast 2012 | Needlewoven Picot | stitch 41

Pode ou não pode?


Menino, não mostra a língua, isso é feio!

Menino, mostra a língua para o doutor!

Afinal, pode ou não pode mostrar a língua? Para tomar vacina, pode. Mostrar para o chefe (pelas costas, é claro), também pode. Quem nunca mostrou a língua para alguém? Einstein mostrou. Mick Jagger, também. Kali, poderosa Deusa Hindu, é representada com sua língua exposta...


O desafio da semana, o Needlewoven Picot stitch foi perfeito para bordar a língua que eu sempre quis.

Na verdade, a minha intenção era bordar um flor e essa seria a primeira pétala. Mas, de repente, ela se transformou em uma língua!



Aproveitei e bordei a boca em ponto reto.

Faltava um fundo.

Então, lembrei-me do Spirograph, um brinquedo bem divertido, composto por uma base vazada e discos perfurados. A combinação de furos + diâmetros dos discos + movimentos, resultam em formas lúdicas. Matemática pura!




Duas lembranças boas da minha infância.

O spirograph foi meu companheiro durante muito tempo. Gastei muito papel, para o desespero de minha mãe!

Mostrar língua eu não mostrei muito, não. Bem menos do que deveria!

Felicidade a Todos!
Obrigado!