segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tast 2012 | Oyster stitch | week 30b

Namastè
Quando falamos em Vermelho tudo é superlativo. Cito alguns exemplos: no feixe de luz, o vermelho tem o maior comprimento de onda; é a primeira cor reconhecida pelos bebês; é a mais "quente" das cores visíveis; é a cor que capta a atenção mais rapidamente; o vermelho ocupa a faixa superior do arco-íris; é uma cor que se destaca entre todas as outras (que o diga uma dama de vermelho); é a cor  associada à paixão e às fortes emoções; sua visibilidade e força fazem do vermelho a melhor cor para sinais de advertência; é a cor da aristocracia. E por ai vai... Vermelho também é a cor do Flamengo!

O vermelho também é a cor associada à Deusa Lakshmi, divindade do hinduísmo, esposa do deus Vishnu, o sustentador do universo na religião hindu. É a personificação da beleza, da fartura da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna. O mantra de Lakshmi é muito poderoso!

Mas tudo isso muda, quando adicionamos o branco ao vermelho, e o transformamos em rosa! Ai, tudo fica leve e doce, amável e condescendente. Rosa é cor e nome de flor, também. E como diz a música, quando a gente ama, a gente vê  La vie en rose.  E a inesquecível Edith Piaf nos prova isso, mesmo em preto e branco.

Oyster stitch |Stem stitch | Trellis stitch | Appleton wool | Perle 8 | Linho

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tast 2012 | Oyster stitch | week 30


Oyster Stitch. Um ponto muito bonito, mas pouco divulgado. Dentre os dicionários de bordado que possuo, apenas dois contém a descrição do ponto, são eles: Embroidery & Crazy Quilt, de Judith Montano e The Embroiderer's Companion, de Ivett Stanton. E são executados de forma diferente. Eu me adaptei melhor ao método da Judith Montano, que é o mesmo que encontramos no site de Sharon Boggon e no vídeo de Mary Corbet.


Resolvi bordar um rosário de oração e assumo que fiquei muito feliz com o resultado. Os pontos de corrente (chain stitches) ficam muito bonitos com threads metálicas. Parecem reais!!



E estamos na semana do vermelho. Como não associar ao embate entre o vermelho e azul do festival de Parintins, Amazonas, região norte do Brasil. O grandioso espetáculo conta a lenda de uma senhora grávida que pediu para comer a lingua do boi mais bonito da fazenda. Seu desejo foi realizado, mas o dono do boi ficou muito triste e exigiu que o boi ressucitasse. Para tanto, consultaram o Pagé e ele determinou que seria necessário uma grande festa para que o boi voltasse a viver. Vence o grupo que fizer a melhor festa. São dois grupos, o vermelho e o azul. O azul (na verdade, um boi preto vestido de azul) tem o nome de Caprichoso; o vermelho (um boi branco, com uma estrela vermelha na testa) e chamado de Garantido. Eu sou fã do Garantido. Sou vermelho.

Vejam um videoclipe do festival

E ouçam a música mais famosa do Garantido.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Tast 2012 | Basque stitch | week 29b

Ainda Azul

Continuamos com o Basque Stitch e com a cor Azul.

Frio e preciso, o azul é uma cor forte, por vezes associado à tristeza e depressão, insensibilidade, solidão e inércia. Discordo. Não consigo imaginar que um lindo céu azul e um mar sem fim possam deprimir alguém pois acredito que a imensidão do céu e do oceano se acomodam ao espírito que busca a tranquilidade através de uma sensação de infinito. Está provado que um ambiente azul relaxa e traz benefícios à pressão sanguínea.

A maior parte dos azuis que vemos na natureza são produzidos por dois fenômenos físicos: o efeito Tyndal e a dispersão de Rayleigh. Vou tentar explicar, mas recomendo uma pesquisa melhor.

Cada cor tem uma frequência e comprimento de onda diferente, sendo que a cor branca é resultante da mistura das sete cores do arco-íris: o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Quanto menor o comprimento da onda, maior o seu poder de dispersão. Ok?  A luz azul tem um comprimento de onda muito pequeno e muito semelhante a dos átomos presentes no planeta Terra. Assim, quando as ondas de luz azul do Sol atravessam a atmosfera e se encontram com os átomos se dispersam em todas as direções, "azulando" o céu.

Mas no final do dia ele vira avermelhado... isso porque quando o sol se põe ele fica mais longe do ponto de referência e somente as ondas mais longas - vermelho e laranja - conseguem alcançar o destino.

Não é o objetivo deste blog estudar  em profundidade os fenômenos associados à cor, mas como é um tema que muito me interessa, sempre que eu tiver algo interessante, postarei.


Panapaná
Este é o nome deste trabalho onde eu utilizei o Basque stitch. Panapaná é o bando de borboletas que migram em certa épocas do ano, formando verdadeiras nuvens. Aqui, elas foram atraídas pelo sol azul, inspirado nas maravilhosas mandalas de Christina Richards.



sábado, 21 de julho de 2012

Tast 2012 | weeks 27 & 29 | finished

Depois de frequentar o  curso online Sumptuous Surface Embroidery, criado por Sharon Boggon, eu nunca mais vou bordar "pobrinho". Agora, não posso ver uma micanga, um paetê, um brilho qualquer que já vou logo colocando no bordado. 

Ai vai o resultado, aplicado nos trabalhos das semanas 27 e 29. Adoro isso!

Me desculpem a forma simples que estou escrevendo, mas tenho receio de que o google translator não esteja fazendo a tradução certa e por isso eu procuro escolher palavras simples, ok?

E me desculpem também pela demora nas respostas aos amáveis comentários ... eu vou me organizar, espero! boa semana azul para todos!.

Sumptuous Bonnet Bouquet


Everything Sumptuous Blue


E como ainda estamos na semana Azul, nada melhor do que a voz maravilhosa de Djavan.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tast 2012 | Basque stitch | week 29


Tudo Azul

No Brasil, quando tudo está bem, costumamos dizer "está tudo azul". Por essa razão, resolvi adotar este lema e transformar tudo em azul, inclusive este blog e o bordado da semana. Assim, espero que tudo fique azul para todos, em especial para a minha amiga Margaret e sua neta, Salma.

Basquet stitch  foi o escolhido da semana. Como o nome sugere, este ponto é encontrado em bordados antigos da região basca do norte da Espanha e em alguns tipos de bordados de Portugal e do sul da França.

A maioria dos exemplos de Basque Stitch utiliza a forma de Paisleys (que eu adoro); resolvi também fazer a minha versão de uma árvore de paisley. Azul. Não tenho certeza de que está terminado...

Para embalar, nada melhor que que ouvir a doce voz do saudoso Tim Maia.

Ou então, vamos sacudir um pouquinho com essa outra bela música da dupla Guilherme e Santiago - Azul.

Encontrei essa outra ótima versão, com a dupla Edson e Hudson.

Ficha Técnica
Basque stitch, Stem stitch, Straight stitch, French Knots
Beads, Sequins, Bugle beads
Cotton a Broder, Perle 8, 5, Mouline 6 strands, Appleton wool 2 ply (all in shades of blue. Believe!)
Blue Linen

sábado, 14 de julho de 2012

Tast 2012 | Up & Down Buttonhole | week 28

6, 7, 8 .. e 1, 2...

Up & Down Buttonhole stitch é o estudo da semana.

Em primeiro lugar, quero dizer que este não é um ponto de bordado muito econômico. Antes de começar o seu bordado, verifique se você tem a quantidade suficiente de linha.

Novamente, vamos apreciar um vídeo de Mary Corbet com instruções precisas sobre a construção do ponto. Assista com atenção. Veja em 0:59, 1:37, 2:11 como ela passa agulha sobre as duas hastes do ponto. Isso faz toda a diferença no resultado final.

Aproveitando o ritmo (up & down) do bordado da semana, vamos aprender um pouco de Merengue, esta dança sensual que dá uma grande mobilidade aos quadris e cintura. Left, right, let's go!



Gostou? Então vamos continuar aprendendo Merengue parte 2.



sábado, 7 de julho de 2012

Tast 2012 | Bonnet stitch | week 27

Bonnet Bouquet

Foi um grande prazer bordar este trabalho. O Bonnet stitch é muito interessante. Resolvi borda-lo em formas circulares (que ao final, me lembram muito os trabalhos com o spirograph que eu fazia na infância) na forma de um bouquet de flores.

Tem um grande erro nesta peça: a escolha do tecido fino. O bonnet sitich deixa uma "sombra" muito marcada e compromete o desenho. Não use tecido transparente para este ponto. No exemplo acima eu usei muitos tipos de fios: Perle, Mouline, lã Appleton, Cotton a Broder, Cotton Retors e, sem duvida, a linha Perle se destacou das demais.

Nunca mais eu vou pensar em que cor bordar as flores depois deste vídeo. É um grande exemplo que de devemos agradecer a Deus todos os dias por nos proporcionar todos os sentidos!

Bonnet stitch, Running stich, Back stitch  e miçangas sobre linho.